sexta-feira, 24 maio 2024
Home Cultura Público é recepcionado por experiência imersiva em lançamento de livro

Público é recepcionado por experiência imersiva em lançamento de livro

A Livraria Leitura, do Salvador Shopping, recebe no próximo dia 05 de agosto, às 19h, o lançamento do livro “Salvador Tem Muitas Histórias”, do escritor, dramaturgo e professor Adson Brito do Velho, que promoverá um verdadeiro happening com participação especial de Sofia Bonfim, atriz que interpreta a Mulher de Roxo, uma das personagens do livro, que estará lá recebendo os convidados.

Durante o lançamento o ator Alexandro Beltrão lerá trechos do livro, como “Quem Tem Medo da Mulher de Roxo”, “A Igreja de Ouro”, “As Gordinhas da Ondina” e “Cid Teixeira, o Senhor História”. Também acontecerá um bate-papo com Indaiá Santos, Neta de Dadá e Corisco do bando de Lampião, que contará passagens da sua vivência com sua avô, durante 45 anos. A cangaceira Sergia Ribeiro da Silva, junto com seu companheiro Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, o Diabo Loiro, fez parte do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

O livro

O livro “Salvador Tem Muitas Histórias” cria uma oportunidade de se conhecer os personagens, as belezas e os mistérios da velha Salvador, através de textos sobre a Mulher de Roxo, ou contando fatos como o Crime da Bala de Ouro e apresentando lugares emblemáticos como a Igreja do Rosário dos Pretos e a Casa das Sete Mortes.

O autor, Adson Brito do Velho conta que durante o pico de pandemia, onde as pessoas estavam confinadas em suas residências, sem opções de lazer (presencial), resolveu criar um grupo no Facebook – Salvador Tem Muitas Histórias – e a partir disso contar a história do bairro em que nasceu e vive até hoje,  Cidade Nova.

Os seguidores do grupo, hoje com mais de 22 mil pessoas, solicitavam que as matérias publicadas fossem transformadas em um livro e assim nasceu a obra que leva o mesmo nome do grupo, “Salvador Tem Muitas Histórias”. Com 88 páginas, o livro “Salvador Tem Muitas Histórias” é dividido em pequenos tópicos que despertam, ainda hoje, a curiosidade das pessoas moradoras da cidade ou não.

São 55 tópicos tais como “Senhor do Bonfim não é o padroeiro da Cidade de Salvador”, “Maria Odília, a primeira médica negra do Brasil, era baiana”, “A origem das Fitinhas do Bonfim”, “O Picolé da Capelinha”, “Mário Gusmão, o primeiro ator negro da Escola de Teatro da UFBA”, dentre outras curiosidades históricas. O livro “Salvador Tem Muitas Histórias” (Editora Novos Sabores, Brasília, DF), tem composição de capa de Pedro Henrique Ribeiro de Souza, fotos de Fael Brito e prefácio de Clarindo Silva.

 

O autor

Adson Brito do Velho, 56 anos, é baiano de Salvador. Professor, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), formado em Psicologia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), é especialista em Neuropsicologia, pela Faculdade Visconde de Cairu (FAVIC). Concursado em História pela Rede Estadual de Educação da Bahia, leciona desde 1999 no Centro Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira, em Salvador. É formado em Técnico de Turismo (1986), pelo Colégio Estadual Severino Vieira. Escreveu diversas obras teatrais (não publicadas em livros, mas encenadas), tais como “Almas Acorrentadas”, “Diários de Psicopatas”, “A Mulher de Roxo e Outras Histórias da Bahia” e “A Vingança do Padre”.

Lançamento do livro “Salvador Tem Muitas Histórias”

De Adson Brito do Velho

Data – 05/08 (sábado)

Horário – Das 19h às 21h

Local – Livraria Leitura, Shopping Salvador, Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores

Valor do livro – R$ 50,00

Fotos – Fael Brito

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

Most Popular

Samba Tamborete realiza mais um arrastão no Dia do Trabalhador

As ruas de Sussuarana Nova, normalmente tranquilas, foram tomadas por uma energia contagiante naquele primeiro de maio, dia do trabalhador. Era o segundo arrastão...

Filhos de Gandhy em Micareta de Feira de Santana

É com muita alegria que informamos que o bloco Afoxé Filhos de Gandhy estará presente na micareta de Feira de Santana amanhã, quinta-feira, dia...

Grande Inauguração: Depósito RM de Bebidas na Cidade Baixa de Salvador!

É com grande entusiasmo que anunciamos a tão aguardada inauguração do nosso novo depósito de bebidas, que será realizada no próximo dia 09 de...

CBF detalha data e horário do Ba-Vi da Copa do Nordeste

Confronto será disputado na Fonte Nova, com mando de campo do Bahia Bahia e Vitória vão se enfrentar na Copa do Nordeste pelo segundo Ba-Vi...

Recent Comments