sexta-feira, 24 maio 2024
Home Cultura Embaixador de Costa do Marfim visita a Uesc

Embaixador de Costa do Marfim visita a Uesc

O Centro de Inovação do Cacau (CIC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) recebeu a visita do embaixador de Costa do Marfim no Brasil, Diamouténé Alassane Zié, e do conselheiro Lamine Kante, acompanhados do cônsul daquele país, na Bahia, Carlos Eduardo Sodré. Foram recepcionados pelo vice-reitor Mauricio Moreau, no exercício de reitor, e pelo diretor científico do CIC, Cristiano Villela.

As autoridades africanas conheceram as atividades desenvolvidas nos laboratórios do Centro de Inovação do Cacau, uma entidade certificadora da qualidade do cacau e do chocolate artesanal brasileiro, dedicado à prestação de serviços a produtores de variados portes e à indústria processadora, através de testes de qualidade, classificação e avaliação a fermentação etc..

Vilela explicou que os laudos proporcionam ganhos aos produtores. “Com boas amêndoas, podem pedir preços mais justos por seus produtos no mercado internacional. Além disso, pode ser feito o controle dos lotes, de acordo com as variedades do cacau e o tipo de fermentação das amêndoas, detalhamento que já acontece no mundo do café especial. Portanto, a principal meta é colocar o Brasil no mapa dos países produtores de cacau de qualidade”, afirmou o diretor.

Os diplomatas também conheceram o Observatório Social (OBS), que fornece indicadores ambientais, sociais e econômicos da região relacionados, especificamente, aos impactos gerados pela instalação do Porto Sul no território, sendo a primeira unidade do Centro de Inteligência Territorial. O espaço fica no mesmo prédio onde funciona o Centro de Inovação do Cacau (CIC), no Campus Soane Nazaré de Andrade.

O reitor da Uesc em exercício falou sobre as potencialidades da Universidade, que hoje tem convênios com 19 países de vários continentes, e das possibilidades de estabelecer parcerias com as instituições de ensino superior da Costa do Marfim.

O embaixador Diamoutene Alassene Zié e sua comitiva participam da 30ª Edição do Chocolat Festival, do Fórum Anual do Cacau e do “Salão do Chocolate”, em Ilhéus, mantendo ainda encontros bilaterais, paralelos, com entidades representativas da cacauicultura brasileira e produtores.

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

Most Popular

Samba Tamborete realiza mais um arrastão no Dia do Trabalhador

As ruas de Sussuarana Nova, normalmente tranquilas, foram tomadas por uma energia contagiante naquele primeiro de maio, dia do trabalhador. Era o segundo arrastão...

Filhos de Gandhy em Micareta de Feira de Santana

É com muita alegria que informamos que o bloco Afoxé Filhos de Gandhy estará presente na micareta de Feira de Santana amanhã, quinta-feira, dia...

Grande Inauguração: Depósito RM de Bebidas na Cidade Baixa de Salvador!

É com grande entusiasmo que anunciamos a tão aguardada inauguração do nosso novo depósito de bebidas, que será realizada no próximo dia 09 de...

CBF detalha data e horário do Ba-Vi da Copa do Nordeste

Confronto será disputado na Fonte Nova, com mando de campo do Bahia Bahia e Vitória vão se enfrentar na Copa do Nordeste pelo segundo Ba-Vi...

Recent Comments