A 25ª edição da Caminhada Azoany iniciou suas comemorações no dia 14 de agosto de 2023, com a abertura da exposição que retrata os 25 anos de história e tradição desse importante evento religioso e cultural. A exposição física está localizada na Rua Alaíde do Feijão, nº 14, no Pelourinho, um dos locais mais emblemáticos de Salvador.
Além da exposição física, a história da Caminhada Azoany também está sendo contada de forma virtual, através do site www.caminhadaazoany.com.br. Essa iniciativa permite que pessoas de todo o mundo conheçam e se emocionem com os momentos marcantes e as histórias que fizeram parte dessa jornada de fé e devoção.
Albino Apolinário, idealizador da Caminhada Azoany, ressalta a importância da preservação da cultura afro-brasileira e das tradições religiosas, que são elementos fundamentais da identidade baiana. Ele destaca que a exposição é uma forma de manter viva a memória daqueles que contribuíram para o crescimento e a perpetuação da Caminhada Azoany ao longo dos anos.
A exposição é uma oportunidade única para os visitantes conhecerem de perto a história e a importância da Caminhada Azoany na cultura baiana. A mostra estará aberta ao público durante todo o mês de agosto, e a entrada é gratuita.
A exposição conta com o Apoio do Governo do Estado e da Superintendência de Fomento ao Turismo – SUFOTUR.