segunda-feira, 15 abril 2024
Home Carnaval Afoxé Kambalagwanze encanta com desfile dedicado a Yalodê Oxum e Ajagunan

Afoxé Kambalagwanze encanta com desfile dedicado a Yalodê Oxum e Ajagunan

Nos dias 11 e 13 de fevereiro, o Afoxé Kambalagwanze brilhou nos circuitos Batatinha e Contrafluxo do Carnaval de Salvador com um desfile emocionante e cheio de energia. Com 1200 integrantes, o Afoxé Kambalagwanze levou sua música, dança e cultura para as ruas, animando seus associados, adeptos, turistas e admiradores.
Sob o tema “Yalodê Oxum e Ajagunan, o guerreiro forte”, o Afoxé Kambalagwanze prestou uma bela homenagem a duas figuras importantes da religiosidade afro-brasileira. Yalodê Oxum, a rainha das águas doces, e Ajagunan, o guerreiro forte, foram representados de forma majestosa pelo Afoxé, que trouxe para o Carnaval de Salvador toda a riqueza e beleza dessas divindades.
A ala de dança do Afoxé Kambalagwanze foi um dos pontos altos do desfile, encantando o público com sua coreografia envolvente e cheia de ritmo. As baianas, com suas roupas tradicionais e movimentos graciosos, também chamaram a atenção pela sua elegância e devoção.
A Banda do Afoxé Kambalagwanze não deixou ninguém parado, animando a todos com suas músicas vibrantes e contagiantes. Os instrumentos tradicionais, como atabaques, agogôs e xequerês, ecoaram pelas ruas, criando uma atmosfera festiva e cheia de alegria.
Para a presidente do Afoxé Kambalagwanze, Iracema Neves, o tema escolhido para o desfile representa uma afirmação cultural perante os blocos de Afoxé nos desfiles. Segundo ela, “Yalodê Oxum e Ajagunan são figuras poderosas da nossa religião e cultura, e trazê-los para o Carnaval é uma forma de mostrar nossa história e nossa força como povo”.
O desfile do Afoxé Kambalagwanze foi, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes do Carnaval de Salvador em 2024. Com sua mensagem de fé, respeito e celebração, o Afoxé Kambalagwanze mostrou mais uma vez sua importância na preservação da cultura afro-brasileira.

O afoxé contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e SUFOTUR, que acredita na valorização das entidades de matriz africana durante o carnaval de Salvador.

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

Most Popular

Grande Inauguração: Depósito RM de Bebidas na Cidade Baixa de Salvador!

É com grande entusiasmo que anunciamos a tão aguardada inauguração do nosso novo depósito de bebidas, que será realizada no próximo dia 09 de...

CBF detalha data e horário do Ba-Vi da Copa do Nordeste

Confronto será disputado na Fonte Nova, com mando de campo do Bahia Bahia e Vitória vão se enfrentar na Copa do Nordeste pelo segundo Ba-Vi...

4ª Conferência Nacional de Cultura começa nesta segunda (4), com a presença do presidente Lula

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Ministério da Cultura (MinC) realiza a...

Afoxé Filhos de Gandhy: Celebra 75 anos

No dia 18 de fevereiro, o Largo do Pelourinho, em Salvador, foi palco de um evento histórico e marcante: o aniversário de 75 anos...

Recent Comments