segunda-feira, 15 abril 2024
Home Cultura 4ª Conferência Nacional de Cultura começa nesta segunda (4), com a presença...

4ª Conferência Nacional de Cultura começa nesta segunda (4), com a presença do presidente Lula

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Ministério da Cultura (MinC) realiza a partir das 18h, desta segunda-feira (4/3), a abertura oficial da 4ª edição da Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontece de 4 a 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento está de volta depois de um intervalo de 10 anos e deve reunir cerca de 4 mil participantes de todo o Brasil.

Além da cerimônia de lançamento da CNC, o primeiro dia do evento conta com uma vasta programação, que envolve, a partir das 9h, atividades artísticas, reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e Encontros Nacionais Setoriais e Encontros Nacionais de Gestores.

Junto com a agenda política, o MinC e o Banco do Brasil realizam, simultaneamente à Conferência, o Festival da Cultura. A primeira atração será a cantora Fafá de Belém que convida Johnny Hooker. Os dois sobem ao palco a partir das 20h. Gratuito e aberto ao público, o evento também acontece de 4 a 8 de março de 2024, na área externa do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF)

Os shows estão programados para acontecer todas as noites a partir das 19h e os interessados em participar devem retirar os ingressos pela plataforma do Sympla. A entrada é limitada e os bilhetes serão liberados a partir das 8h da manhã do dia de cada show. Apenas as pessoas que estiverem com o ingresso on-line terão acesso ao evento.

Sobre a CNC

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Durante o evento, serão debatidas as políticas públicas culturais e definidas orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.

Há três categorias de participação na 4ª CNC: delegados (as), que têm direito a voz e voto; convidados (as), que têm direito a voz e observadores (as), que poderão acompanhar todos os debates da Conferência. Sendo que delegadas e delegados têm direito a voz e voto nas plenárias da Conferência, e vão definir as propostas prioritárias. Estão sendo esperados 1.300 delegados estaduais, a maior parte deles, eleita durante as conferências regionais realizadas nos municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Nesta edição, serão discutidos seis eixos temáticos importantes para democratização e inclusão, são eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e  Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).

Segunda-feira (4/03) 

9h às 18h – Recepção e Credenciamento

9h – Atividades artísticas

9h às 12h – Reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC)

12h30 às 14h30 – Almoço e Atividades artísticas

14h30 às 17h  – Encontros Nacionais Setoriais e Encontros Nacionais de Gestores

18h – Abertura Oficial

19h – Festival da Cultura (área externa)

19h às 20h30 – Ops (Criolina)

20h30 às 22h – Fafá de Belém convida Johnny Hooker

PALCO DA DIVERSIDADE 

Local: área interna do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

IMPORTANTE: A programação do Palco da Diversidade está restrita aos participantes credenciados na 4ª CNC: delegados, observadores e convidados.

04/03 (segunda)

  • 14h às 15h – Roda de Capoeira Angola com Grupo Nzinga de Capoeira Angola e Conexão Angoleira do DF
  • 15h às 16h – Roda de Capoeira Regional – Coletivo Candango de Capoeiras do DF 20h – Cortejo – Boi do Seu Teodoro com Mestre do Maranhão com Mestre Ribinha

PALCO MULTICULTURAL  

Local: área interna do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

IMPORTANTE: A programação do Palco Multicultural está restrita aos participantes credenciados na 4ª CNC: delegados, observadores e convidados.

04/03 (segunda) 

14h – Roda de Conversa PNC

Serviço

4ª Conferência Nacional de Cultura  

Data: 4 a 8 de março

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães/ Brasília

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 5)

Most Popular

Grande Inauguração: Depósito RM de Bebidas na Cidade Baixa de Salvador!

É com grande entusiasmo que anunciamos a tão aguardada inauguração do nosso novo depósito de bebidas, que será realizada no próximo dia 09 de...

CBF detalha data e horário do Ba-Vi da Copa do Nordeste

Confronto será disputado na Fonte Nova, com mando de campo do Bahia Bahia e Vitória vão se enfrentar na Copa do Nordeste pelo segundo Ba-Vi...

4ª Conferência Nacional de Cultura começa nesta segunda (4), com a presença do presidente Lula

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Ministério da Cultura (MinC) realiza a...

Afoxé Filhos de Gandhy: Celebra 75 anos

No dia 18 de fevereiro, o Largo do Pelourinho, em Salvador, foi palco de um evento histórico e marcante: o aniversário de 75 anos...

Recent Comments